17 fevereiro, 2016

Homus - Momento Chef


A cultura árabe tem na comida uma importante representação, utilizada não somente para saciar as necessidades fisiológicas, mas uma importante base para a comunicação, por isso as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais.
Muitos pratos árabes utilizam grãos como base, esse é o caso do Homus ou Hummus em inglês, cujo nome significa "grão" kkk , eu sei, óbvio demais quando descobrimos o significado.

O grão-de-bico é originário do Oriente Médio, região cuja cultura gastronômica ainda se baseia nas proteínas desta leguminosa. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia pode ser creditada aos comerciantes indianos. O grão-de-bico tem sido cultivado no Oriente Médio desde aproximadamente 8000 a.C.

O Homus é feito de diversas formas e é encontrado em diferentes locais pelo mundo árabe. A sua origem é atribuída ao Sultão Saladin, sendo que sua receita secreta permanece guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje.
Pode ser servida como entrada ou acompanhamento de um prato principal.

Agora chega de história e vamos a receita com o toque Professora Érica Renata no seu - Momento Chef:

Ingredientes:

2 caixinhas de grão de bico (em conserva)
2 a 3 colheres de sobremesa de azeite
Suco de 1 limão médio
pimenta síria a gosto ( pode ser a normal )
1 colher de alho amassado fresco ( pode ser alho temperado fresco)
1 colher de óleo de gergelim
+- 50 ml de água

Modo de preparo no canal Professora Érica Renata:




Nenhum comentário:


Layout: Bia Rodrigues | Editado por Annie C. | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©