Indo ao PONTO.
No programa exibido pelo canal cultura, datado em 12 de agosto de 2009, foi ao ar o debate juvenil sobre a divisão de cotas para Universidades Públicas. Jovens prestes a ingressar numa fase de suas vidas, em que, a porta para seu sucesso tende a ser aberta ou definida por idéias mal fundamentadas e até ,de certo modo, colocadas em seus subconscientes. Esses jovens de diferentes níveis social e se auto dividindo caracterizando-se entre negros, brancos, merecedores e menos merecedores de uma oportunidade para trilhar um futuro digno.Jovens afirmando a Divisão Racial.
Sim, parece absurdo, mas ainda temos que nos deparar com a divisão racial , e isso , mesmo após séculos, os quais, tivemos nossos antepassados miscigenando, misturando, tornando uma só, as ditas “ raças”. Fato este comprovado em pesquisas feitas pelo IPEA(Instituto de Pequisa Econômica Aplicada) , que afirmam um número de negros superior ao de brancos,amarelos e indígenas.Então, mesmo diante do fato de que não podemos deixar de nos encarar como brancos-negros ou negros-brancos, ou seja, não podemos ou pelo menos não deveriamos, até por questão lógica, deixar de concordar que corre no sangue dos ditos “brancos” vestigíos do sangue de negros, índios, portugueses, japoneses... e não obstante, corre no sangue dos ditos “negros” vestigíos do sangue de brancos, índios, portugueses, japoneses...
Temos assim que observar tristemente, num cenário confuso, a prevalência da divisão racial. Mas, mais triste ainda, é observar que essas idéias racias fundamentadas em mérito de privilégios devido a um passado sofrido ou sejam quais forem os argumentos que elas busquem para findar-se foram incuntidas na nossa sociedade com um único objetivo – manter como topo da pirâmide um pequeno grupo, A ELITE.
Encontramos assim, O PONTO, o qual deveria sem dúvidas tornar-se um ponto final nas mãos desses mesmos jovens. Contudo, antes será necessário que esses jovens não permitam mais palavras sedutoras a engabelarem suas mentes. É necessário que esses jovens se unam em prol de uma sociedade a qual todos possam gozar do direito de trilhar seu futuro com dignidade.
Dessa forma, O PONTO será dado quando pudermos ver frequentando Universidades Públicas todos que não tenham condições financeiras para pagar uma Universidade Particular. O PONTO será dado quando alunos de Universidades Particulares exigirem o mesmo padrão educacional das universidades públicas, e ainda, exigirem por si mesmos que aqueles que não tem condições possam ingressar em uma universidade pública e trilhar da mesma maneira um futuro melhor. O PONTO será dado quando TODOS os jovens decidirem se unir e exigir que haja igualdade de oportunidades e não mais programas ditos “ sociais” , mas que são apenas um cala-boca ou mesmo uma migalha, esmola ...enfim medida alternativa apenas para continuarmos a manter a piramide em pé. E mais, programas usados para justificar o fato de ser possível observar a maioria de alunos frequentadores de Universidades Públicas suficientemente dotados de recursos financeiros ao invés de alunos desprovidos de tais recursos. O PONTO será dado quando finalmente, TODOS, resolverem se olhar em frente a um grande espelho e verem refletido nesse espelho não as cores, as raças, mas traços, características , sonhos, todos muito diferentes. Contudo, que TODOS possam se ver como PESSOAS, SERES HUMANOS e todos iguais. Isso, por terem o mesmo desejo e acima de tudo o mesmo DIREITO: DIREITO A SEREM FELIZES!!!
Assim, chegamos ao ponto: O BEM COMUM . Dessa forma, caros leitores deêm o seu ponto final e começem a agir...